Dívidas poderão ser parcelados. Cartão pode ser de outra pessoa, diz Detran.
rtir de abril motoristas do DF poderão usar cartão de crédito para pagar multas de trânsito. De acordo com o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), as dívidas poderão ser parceladas e o cartão não precisa estar no nome do dono do veículo.
Segundo o Detran, a partir da segunda quinzena de abril os motoristas do DF já deverão poder usar o cartão de crédito e de débito nos postos de atendimento do Gama, Shopping Popular, Taguatinga, no Depósito de Veículos da Asa Norte e na Sede do Detran.
O atendimento online deve ficar disponível em maio. A decisão foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (6) e obedece a uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de 2017 (veja abaixo).
Cartão de terceiros
O motorista poderá utilizar mais de um cartão de crédito para efetuar o parcelamento das dívidas. O Detran explica que para fazer os pagamento com cartão de terceiros, o dono do carro deve estar acompanhado do dono do cartão. Ambos devem levar documento de identificação.
Já para o pagamento online, só vale o cartão de quem está em débito com o departamento. A regularização da situação do veículo será imediata, garante o órgão.
As empresas credenciadas entrarão em contato com os devedores por meio de carta-convite, informando senha e código de acesso para a negociação. O parcelamento dos débitos poderá ser concedido em até 12 vezes, dependendo do limite de crédito do cartão. As bandeiras que estarão disponíveis são Mastercard, Visa e Elo.
Resolução do Conselho Nacional de Trânsito
A Resolução N° 697 do Contran, de 10 de outubro de 2017, estabelece e normatiza os procedimentos para a aplicação das multas por infrações, a arrecadação e o repasse dos valores arrecadados e a disposição sobre o pagamento parcelado de multas de trânsito, em âmbito nacional. Com isto, é possível que o Detran-DF possa credenciar empresas para efetuarem parcelamentos via cartões de débito e ou crédito.
Comentários